O Santuário Celestial e o Juízo Investigativo
Verso Áureo: “E abriu-se no Céu, o Templo de Deus e a Arca do Seu Concerto foi vista no Seu Templo” (Apoc. 11:19).
Introdução: Nós vimos que o verdadeiro Templo de Deus é o Hamashiach (veja o Estudo, o Terceiro Templo), partindo deste princípio é que vamos desenvolver o nosso estudo e desmascarar mais uma fábula doutrinária defendida pelos Adventistas.
1. – A Arca do Concerto foi vista no Céu, no Templo de Deus; onde ela será estabelecida? Heb. 8:10-12; Apoc. 21:1-7; 3:12 – Em nosso entendimento e em nosso coração.
2. – Onde foi que Yehôshua entrou imediatamente, quando subiu ao Céu? Heb. 1:3; Apoc. 3:21 Ele entrou imediatamente no compartimento “Santíssimo” do Santuário Celestial.
3. – Qual é a essência do ensinamento de Shaul aos Hebreus? Heb. 8:1-2 – Os Adventistas ensinam que no Céu existe um Santuário construído de “pedras”, à semelhança do Santuário terrestre, contendo objetos, utensílios e “dividido em compartimentos”, etc... E assim sendo, afirmam que o Senhor Yehôshua (segundo eles, Jesus), ao subir ao Céu, ficou no “primeiro compartimento” do Santuário Celestial e que, somente em 1844, é que de fato, entrou no compartimento santíssimo do Santuário Celestial. Esse é um ensinamento carnal e diabólico; porque vimos que Yehôshua entrou “de uma vez e para sempre no SANTO DOS SANTOS, depois de Ter adquirido uma redenção eterna” (Heb. 9:12). Assim, nós vimos que a essência do ensinamento de Shaul aos Hebreus é que Yehôshua ao subir, entrou de uma vez e para sempre no compartimento Santíssimo do Santuário. Esse é mais um dos muitos furos na doutrina Adventista.
4. – Por que, no Santuário terrestre, o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo apenas uma vez por ano? Heb. 9:6-8 – O “Caminho” do Santíssimo ainda não estava aberto, enquanto durasse o primeiro tabernáculo, ou seja, o santuário terrestre.
5. – Quando o santuário terrestre foi derrubado e o Caminho foi aberto para o Santíssimo? Mat. 27:51; Heb. 10:19-23 – Quando o Senhor Yehôshua morreu, o véu do Templo se rasgou e um Caminho “novo e vivo” se abriu pra nós “ALEM DO VÉU”.
6. – O Senhor Yehôshua confirma que Ele abriu o caminho, com a Sua morte? - Apoc. 3:7-8.
7. – Será que no Santuário Celestial, ainda se perpetua o serviço diário da manhã e da tarde? Heb. 9:9-12; 25-26; 10:11-18 – Dizer que o nosso Senhor subiu ao Céu e ficou 1800 anos oferecendo sacrifícios diários, toda tarde e manhã, é anular as Escrituras, que diz: “Onde existe remissão dos pecados, já não faz oferta por eles”. Definitivamente Ele cravou os nossos pecados “NA CRUZ” e nunca mais se lembrará deles... O sistema levítico, de sacrifícios diário, toda tarde e manhã, “foi abolido (Heb. 7:11-19; 8:13); pois havia sido prescrito “apenas até a vinda do haMashiach” (Heb. 9:10). Nossos pecados são lavados no Batismo e nunca mais Deus se lembrará deles. Esse é outro grande furo na doutrina Adventista.
8. – As Escrituras nos fala que Yehôshua entraria no interior do Véu apenas em 1844? Heb. 6:19-20 – A esperança que temos, como “Âncora da alma”, é que o nosso Senhor Yehôshua subiu e entrou “eternamente” como “SUMO-SACERDOTE” no “interior do Véu”. A doutrina Adventista rebaixa o nosso Sumo-Sacerdote a condição de sacerdote comum, ao dizer que Ele ficou 1800 anos oficiando no primeiro compartimento, e que, somente em 1844 é que entraria no compartimento Santíssimo para assumir a função de Sumo-Sacerdote. A origem dessa espúria e diabólica doutrina que ardilosamente anula a suficiente e cabal expiação feita na cruz, foi com Guilherme Miller, um pregador Batista, que interpretando carnalmente a profecia de Daniel 8:14 e 9:24-27, anunciou a volta do Senhor para outubro de 1844. Como a data esperada passou e o Senhor não veio; evidentemente ficou provado que o Espírito do falso profeta, dirigia o tal movimento (Deut. 18:20-22). Mas, em vez de humilharem as suas almas diante do Altíssimo e admitirem que laboraram em erro, preferiram criar um estratagema conhecido como a “plataforma fundamental do adventísmo”, chamada de “DOUTRINA DO SANTUÁRIO”. Segundo essa doutrina, a data de 1844, estaria correta (isso para escaparem de Deut. 18:20-22), porém equivocado seria esperar o Senhor aqui na terra, quando na verdade, Ele estaria passando do compartimento santo para o Santíssimo do Santuário Celestial... Assim, encontraram uma “explicação” para o desapontamento da falsa profecia de 1844. Foi esse mesmo Espírito herege e imundo que “iluminou” a Guilherme Miller, e também a Iran Edson no milharal, bem como a Sra. Ellen White, para sustentarem tão falaciosa e execrável fábula doutrinária.
9. – Definição de tipo, antítipo, típico e antitípico: Tipo ou típico se diz do que é apenas um SÍMBOLO ou sombra de algo real. Antítipo ou antitípico é o objeto real. Assim, os cordeiros mortos dentro da antiga Aliança eram tipo do Hamashiach, que é o verdadeiro Cordeiro. A circuncisão era símbolo do Batismo no sangue do Cordeiro verdadeiro, que é Hamashiach. E o Santuário terrestre da velha Aliança era apenas um tipo do verdadeiro Santuário, que somos nós (Heb. 3:6; Zac. 6:12; João 14:23; Apoc. 3:12; I Cor. 3:16-17). Vejam o Estudo sobre o TERCEIRO TEMPLO.
10. – Tanto o Santuário terrestre, quanto as cerimônias ali realizadas eram exatamente a semelhança das coisas celestiais? ─ Heb. 10:1 – Não. Eram apenas sombras e não a imagem exata das coisas.
OS DOIS BODES DO DIA DA EXPIAÇÃO
11. – Para que servia a oferta dos Dois Bodes? ─ Lev. 16:7-10 – Ambos os bodes serviam para a expiação do pecado.
12. – Quem era representado pelos dois bodes no dia da expiação? ─ RESPOSTA: Só Yehôshua na verdade pode fazer a expiação. Satanás não pode fazer parte na Obra de expiação. YEHÔSHUA deveria, além de morrer, também, levar os pecados do povo para fora do arraial (Heb. 13:12). SOMENTE O SALVADOR YEHÔSHUA levou sobre Si os nossos pecados (Is. 53:3-5), se fez maldito por nós e FOI LEVADO para Azazel no deserto, para que mãos ímpias, lhe dessem o fim que desejassem (Is. 53:7). Verdadeiramente quando o sumo sacerdote condenou Yehôshua, Ele foi conduzido a Azazel (Pônico Pilatos) e daí para fora do arraial... Tanto o primeiro quanto o segundo bode, representa, portanto, o Senhor YEHÔSHUA. A doutrina Adventista afirma que um desses bodes, o emissário, representa a Satanás. Porém, para representar Satanás, o bode teria que ser cego, aleijado e rabugento; mas os dois bodes eram perfeitos e sem mancha. E Satanás não toma parte nenhuma na Obra de expiação. Esse é mais um rombo no casco enferrujado da plataforma doutrinária Adventista.
HAVERÁ UM JUÍZO “INVESTIGATIVO”?
13. – Que obra, os Adventistas dizem Ter começado em 1844? RESPOSTA: - A purificação do Santuário Celestial, pelo Juízo investigativo.
14. – Qual seria o objetivo desse suposto “Juízo Investigativo” e como seria feito no Céu, este trabalho? RESPOSTA: Examinar em livros de registros, a vida de cada crente e determinar se tem direito a salvação. De acordo com Ellen White, “A obra do juízo investigativo dos pecados deve efetuar-se antes do segundo advento do Senhor” (GC.428). Esse tal suposto juízo deve ser: “Começando pelos que primeiro viveram na terra, nosso Advogado apresenta os casos de cada geração sucessiva, finalizando com os vivos. Todo nome é mencionando, cada caso minuciosamente investigado. Aceita-se nomes e rejeita-se nomes” (GC. 486).
15. – Mas de acordo com as Escrituras, quando será o Juízo? 2 Tim. 4:1 - “Conjuro-te, pois diante de Deus, o Senhor Yehôshua Hamashiach, que há de julgar os vivos e os mortos, NA SUA VINDA E NO SEU REINO”. E agora, você vai ficar com as Escrituras Sagradas, ou vai ficar com os furos da Sra. White? – Vimos que o Titanic dos Adventistas chocou-se em um gigantesco “Iceberg”, que se chama: YEHÔSHUA e o seu casco, que diziam “impermeável”, transformou-se em uma enorme “peneira”. Pois, as doutrinas consideradas como “plataformas fundamentais” do adventismo, se revelaram em fantasiosas fábulas. A idéia de que este tal juízo investigativo visa determinar quem está preparado para o Reino de Deus, não é conflitante com as Escrituras? – Como poderia Yehôshua, antecipadamente, assegurar que Seus discípulos se assentariam em doze tronos, antes desse tal juízo (Mat. 19:28)? – A verdade é que Yehôshua já conhecia os que são dele e não dependia de nenhum juízo investigativo: “O Senhor conhece os que são seus... (II Tim. 2:19)”. Eu Sou o Bom Pastor e conheço as minhas ovelhas... (João 10:14). Shaul não esperava nenhum “juízo investigativo”, quando disse: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei, a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada” (II Tim. 4:7-8). Abel alcançou testemunho de que era o justo (Heb. 11:4). Será que a vida desse homem ainda precisava ser “investigada” em 1844, depois que o próprio Deus, já havia testificado dele como sendo justo desde a sua morte? – Enoch alcançou testemunho de que agradara a Deus, será que Deus ainda necessitava de um “Juízo investigativo” em 1844? (Heb. 11:5). – O autor de Hebreus prossegue falando de: “Gedeão, Baraque... e dos profetas...” – e que – “todos estes, obtiveram testemunho por sua fé...” – Que Juízo “investigativo” pode ainda haver depois de tão brilhante testemunho? (Heb. 11:4-39). – O Senhor Yehôshua nos falou de Abraham, Ytsahak e Yaakov e todos os profetas, no Reino de Deus, sem depender de nenhum juízo “investigativo” (Luc. 13:28).Já era um caso decidido; porque a Obra de Deus está firmada tendo este selo: “O Senhor conhece os que são Seus” (II Tim. 2:19). Quando as Escrituras mencionam Juízo de Deus, não é “investigativo”, como se Deus dependesse de um processo de investigação criminal... Mas, o Juízo de Deus é executivo. Deus vem para executar o Juízo e não para “investigar” a vida de ninguém, como se Deus não soubesse das coisas...