Só Yehôshua Salva

A Múltipla Natureza de Yehôshua

A Múltipla Natureza de Yehôshua

A Múltipla Natureza do Senhor YEHÔSHUA

 

YEHÔSHUA é uma Divina Natureza d’Ele mesmo, Natureza essa Eterna, sendo a própria Eternidade, Poderosa, sendo Todo o Poder e Soberania, sendo Ele a própria Soberania. Embora sendo Ele mesmo uma Única Natureza, constituída d’Ele mesmo ao mesmo tempo sendo Ele uma Única Natureza inigualável, o Senhor YEHÔSHUA, por Sua Plenitude Omnipotente, é uma Natureza Múltipla, repleta da Sua própria Plenitude, porquanto o Senhor YEHÔSHUA é a Plenitude de Sua Divindade. Aqui serão citadas apenas duas dessas infinitas Naturezas, dessa mesma Natureza Divina; embora, como se disse, encontram-se nessa mesma Natureza Divina, muitas outras Naturezas no decorrer do conhecimento de toda a Escritura Sagrada, porquanto são inúmeras e eternas de uma mesma Natureza; somente serão citadas as duas mais importantes e conhecidas, das quais são bastante discutidas. São elas:

 

NATUREZA PATERNA:

YEHÔSHUA é Pai porque Ele mesmo é o Autor da Vida e da existência, o Criador de todas as coisas, não somente isso, mas Autor da Vida (Atos 3:15) e da existência, Criador de todas as coisas (Col. 1:16) e Mantedor Excelso que as mantem e as governa pelo Seu poder imensurável e infinito. A palavra Pai em Hebraico (אב = ÁB ou Áv) dá a ideia de um Pai (um genitor), porém, quando essa palavra é aplicada a Deus, o seu sentido se torna mais amplo de seu significado objetivo, indo muito além de um simples Pai biológico, pois é muito mais do que isso; pois, ao afirmar que YEHÔSHUA é Pai da Eternidade (Is. 9:6), o sentido dessa palavra vai muito além de um símbolo paterno que podemos compreender, pois Deus é a Plenitude de Sua Paternidade, que é perfeita, imaculada e Divina. Essa mesma palavra AB (אב) é usada também para designar um rei, um mestre, um autor de uma obra, um líder, um juiz, um Profeta, um conselheiro e etc...

 

NATUREZA HUIOTERNA (De Filho):

Deus quando veio a este mundo em forma corpórea de um Homem Santo, perfeito, puro, justo e sem pecado, ao assumir essa Natureza, tornou-se Filho de Deus, ou seja, YEHÔSHUA, mesmo sendo Deus, Ele assumiu a forma de Sua Criatura, da mais excelente de todas as criaturas criadas por Ele, o Homem, mesmo Ele sendo o Autor (o Pai). Também devemos lembra que eram chamados de Filho de Deus todo aquele que era servo fiel de Deus, obedientes à Torah e seus mandamentos, praticantes da boa e santa conduta e da justiça, e todo aquele vivendo a vontade de Deus fazia parte do Povo de Israel. Também eram chamados de Filhos de Deus os Sacerdotes, o Sumo Sacerdote, os Profetas e os Reis que procediam na conformidade da vontade de Deus. Por isso, o próprio Deus se tornou Filho de Deus, ou seja, Filho d’Ele mesmo, gerado e concebido n’Ele mesmo e pelo Seu próprio poder, que é Ele mesmo, tornando-se assim humanamente Divino e Único acima de todo ser humano, por ser Ele o “Pai em Filho do Pai”, visto que Ele mesmo YEHÔSHUA é o Pai Excelso, o Único Deus. É chamado de Filho Unigênito porquanto nenhum ser humano assumiu essa Natureza de ser o Pai e ao mesmo tempo o Filho, visto que somos uma natureza limitada, e Deus não, pois, tal Natureza Excelsa não pode comportar a qualquer ser humano, visto que só cabem a Deus portá-la e sê-la, pois é exclusivamente de YEHÔSHUA. A palavra Filho em Hebraico, nesse caso Weighêl (ויגל), que quer dizer “Filho de Consideração” ou “A Excelência de uma Filiação”, diferentemente da palavra Hebraica Ben (בן), que também é filho, designa não somente um filho no sentido físico ou genético, pois o seu significado está muito além de um simples filho, visto que esta palavra tem um amplo significado.

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